APRESENTAÇÕES
ARTÍSTICAS
As apresentações de obras convidadas esperam por você!
PERFORMANCE
FILHAS DA TERRA
SINOPSE
Corpas, espaço público, micro poesiacorpo como feixes rasgando a pedra em direção aos encontros e acasos. Encontros de memórias sopradas, cantadas, grunhidas de uma floresta vivida. O urucum se concretiza corpoterritório, pigmenta concretos, desestabilizando estéticas e necropolíticas.
FICHA TÉCNICA
Concepção da obra: Yara Costa
Corpas da Floresta: Chicokaboco, Fernanda Bezerra, José Arenas, Kamilla Aguiar, Lorena Cavalcanti e Yara Costa.
Figurino: Yara Costa/Mary Melo
Produção: Índios.com Cia de Dança
Classificação: Livre
IG: @com.indios
SOBRE A OBRA
A Índios.com Cia de Dança, dirigida pela urucuritubense Yara Costa, foi criada há mais de vinte anos na cidade de Manaus/Amazonas. Hoje apresenta a performance “Filhas da Terra”, executada por seis artistas da floresta andarilhas e atravessadas pelo descontrole da devastação na Amazônia e invisibilidade dos corpos e corpas da floresta. Esta performance vem sendo apresentada desde janeiro de 2019, integrou o 9º Festival Amazonas de Dança (2019), o Festival Motim/edição virtual (2020), a edição online do Fórum Internacional de Dança (FID/BH - 2022) e o I Seminário Municipal de Cultura de Manaus (2023).
PERFORMANCE MANIFESTO
CARTA ABERTA AOS CORPOS NÃO DEFS
SINOPSE
O que dizer e perguntar aos corpos sem deficiência sobre o que somos e criamos? Essa carta é remetida individual e coletivamente a todos os modos de ver, ouvir, andar, existir do corpo. A todos que formam parte dessa ancestralidade Def eu evoco e reivindico.
SOBRE O ARTISTA
João Paulo Lima é artista-performer- educador e escritor. Doutorando em Dança (UFBA). Mestre em Literatura Comparada (UFC) Técnico em dança contemporânea e assessor de acessibilidade. Desenvolve suas pesquisas sobre corporeidades diversas. Dirige espetáulos de dança, teatro e video- performance. É ativista dos direitos das pessoas com deficiência e colaborador do coletivo nacional LGBT: Vale PCD